Breve História, Caracterização Geral e Apresentação Heráldica

Aldoar

Sobre as origens desta localidade, em 1973 ficou provado que o nascimento de Aldoar remonta o período anterior à Romanização. Nesse ano, as escavações feitas encontraram provas da existência de uma povoação de pescadores, datadas da Idade do Ferro, dos séculos IV e III AC. Diversos povos foram passando por Aldoar, deixando marcas que se perderam com o tempo. Entre 27 e 2 AC, sob o domínio do Imperador Augusto, os Romanos alargaram as suas conquistas até à Península Ibérica. A toponímia aldoarense é prova eterna dessa passagem, com a expressão «villae», que viria a dar origem a Vila e Vilarinha, nome de uma das mais importantes ruas da freguesia. Relativamente ao nome da localidade – Aldoar – deriva de uma palavra árabe «Al-duar» que quer dizer «acampamento militar ou mesquita».



CARACTERIZAÇÃO GERAL
HERÁLDICA

Área:
2,67 quilómetros quadrados
População: 14 mil habitantes
Localização Geográfica: Aldoar faz fronteira com o concelho de Matosinhos (a Norte), com o Oceano Atlântico (a Poente), com Ramalde (a Nascente), com Nevogilde (a Sul e Poente), com a Foz do Douro (também a Sul) e com Lordelo do Ouro (a Sudeste).
Orago: S. Martinho



O brasão é constituído por um escudo de vermelho, uma espada e um alfange quebrado, ambos de prata, com punhos de ouro e passados em aspa; em chefe, cruz da Ordem de S. João de Jerusalém, dita de Malta. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "ALDOAR – PORTO”. A cruz da Ordem de S. João de Jerusalém, dita de Malta, sobre o campo vermelho recorda a sua presença nesta terra e a sua ação de cristianização associada à missão beneficente aqui desenvolvida. A espada e o alfange recordam as lutas travadas entre cristãos e muçulmanos, em lugares que hoje constituem terras de Aldoar. A espada constitui também uma alusão ao orago desta terra, S. Martinho, cujo culto foi trazido pelos monges beneditinos que laboravam no amanho das terras arrancadas aos muçulmanos.
O vermelho é o esmalte das armas da Ordem de S. João de Jerusalém, dita de Malta, e invocador de todos os homens que ao longo dos séculos dedicaram a sua vida ao serviço de outrem, num esforço constante e abnegado de servir. A prata simboliza a humildade no servir e riqueza da sua entrega total sempre manifestada pelas suas gentes. O ouro significa a nobreza das intenções e o sofrimento trazido no espírito de sacrifício que exorta a merecer o trabalho realizado e torná-lo exemplo para as gerações futuras.
 
NOTÍCIAS
28 DE ABRIL DE 2015 | UFAFDN
CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO
 
Por diversos motivos, como a realização de eventos, a melhoria das condições de circulação, a realização de cargas e descargas, a execução de obras de infraestruturas ou de trabalhos de manutenção, e por razões de segurança, torna-se necessário efetuar algumas alterações à circulação de trânsito, conforme sinalização a estabelecer nos locais. Consulte as informações disponíveis e as plantas dos locais, planeando as suas deslocações e estacionamentos.
15 DE FEVEREIRO DE 2015 | PORTUGAL 2020
CANDIDATURA CONJUNTA AO DLBC
 
Foi submetida com sucesso a candidatura conjunta da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e da União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos para a implementação do instrumento designado por Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). A submissão desta candidatura é o culminar da união de vários esforços e instituições locais.
18 DE JUNHO DE 2015 | PROCEDIMENTO CONCURSAL
PROCEDIMENTO CONCURSAL
 
Procedimento concursal comum, para a constituição de vínculo de emprego público, na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para o preenchimento de dois postos de trabalho na carreira e ou categoria de Assistente Operacional.
1 DE SETEMBRO DE 2015 | LISTA DE COLOCADOS
Lista de resultados
 
Procedimento Concursal Comum para a Constituição da Relação Jurídica de Emprego Público por Tempo Indeterminado para dois Postos de Trabalho, na Carreira e Categoria de Assistente Operacional (Coveiro) – Aviso nº 6832/2015, publicado no Diário da República 2ª Série, Nº 117 de 18 de junho de 2015.
ASSOCIAÇÃO UNIFICAR – NOVO SERVIÇO À COMUNIDADE
 
A partir de outubro, a Associação UNIFICAR terá disponível um Gabinete de Apoio Psicossocial. Haverá consultas de psicologia (consultas a preços sociais) e a previsão de abertura de novos serviços em breve. As marcações e pedidos de informação podem ser feitas para o email da Associação Unificar (geral@unificar.pt) ou telemóvel (919 404 990 ou 917 887 467).
Novos Horários
 
Informamos que a partir do dia 11 de Janeiro de 2016 os horários de funcionamento da União de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde são os seguintes: -Sede (Serviços Gerais): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 13horas e das 14horas às 17 horas; -Polo da Foz (Secretaria Cemiterial): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 13horas e das 14horas às 17 horas; - Espaço do Cidadão no Mercado da Foz (Serviços administrativos): Segunda a Sexta-feira das 09 horas às 17 horas (sem interrupção).
CONSULTAS FINANCEIRAS GRATUITAS EM ALDOAR (9h - 12h30) E FOZ DO DOURO (14h - 17h)
 
A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde presta, através do serviço da Associação Ipsum Home, consultas financeiras gratuitas, no sentido de ajudar particulares, famílias, micro e pequenas empresas a encontrarem soluções para as suas dificuldades.