CONSULTE OS PRÓXIMOS EVENTOS CULTURAIS AGENDADOS E PARTICIPE
Agenda

23 DE ABRIL
CORETO ALEGRE


No dia 23 de abril (domingo), às 16h00, venha assistir ao espetáculo dos Ventos In Blue, no Jardim do Passeio Alegre.

A entrada é livre e entre as 10h00 e as 19h00 ainda pode aproveitar para passear pelo Mercado da Alegria!





21 DE ABRIL
FADO À VEZ


Não perca no dia 21 de abril (sexta-feira), às 22h00, na Sede da Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, a prestação de Diogo Aranha, acompanhado pelo Miguel Aranha, na guitarra portuguesa, e pelo André Teixeira, na viola.

A entrada é gratuita.





9 DE JUNHO
FOZ'ARTE 2017


No âmbito do FOZ’ARTE 2017, a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde está em busca de talentos escondidos. Se és um artista talentoso e queres mostrar o teu trabalho, esta iniciativa é para ti! Envia fotografias do teu trabalho, uma pequena descrição e um currículo sucinto para fozarte@uf-aldoarfoznevogilde.pte habilita-te a ver as tuas obras serem divulgadas no Forte de São João Batista, na Foz do Douro, entre 20 de junho a 2 de julho.

A obra mais criativa de pintores e escultores, até aos 35 anos, será premiada com 500€ pelo Rotary Club Porto-Foz.

Os artistas selecionados serão anunciados no dia 9 de junho. Uma oportunidade a não perder!





31 DE MARÇO
POESIA NO CASTELO - VARIAÇÕES


No dia 31 de março (sexta-feira), às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) a segunda sessão de 2017 de Poesia no Castelo.

Esta sessão conta com os Comissários e Moderadores Cuca Sarmento e Rui de Noronha Osório e com a Participação de A Poeta - Aida Araújo Duarte, Isabel Ponce de Leão, Dina Ferreira, Maria Augusta Sá Pinto e Sofia Araújo.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





30 DE MARÇO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO - AMÉRICA


O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a freguesia a assistir ao "Ciclo Portugueses do Mundo - América: Os Portugueses na América Espanhola e nas Guianas", no dia 30 de março, às 18h30, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Esta Conferência será dada pelo Prof. Doutor Vítor Teixeira, Docente da Universidade Católica do Porto e terá como Comissários o Prof. Doutor Vítor Teixeira, Docente da Universidade Católica do Porto e o Dr. José Valle de Figueiredo, Docente no Instituto D. António Ferreira Gomes.





29 DE MARÇO
FOZ LITERATURA - NA FOZ DE UM RIO D'OURO


No dia 29 de março, às 18h30, realiza-se a segunda sessão de 2017 do Foz Literária, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro). A entrada é livre.

Apresentação da conferência por José Valle de Figueiredo, com intervenção de Francisco Mesquita Guimarães e Joaquim Pinto da Silva.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a freguesia a assistir ao ciclo "Foz Literária - Na Foz de um Rio D'Ouro: Evocação de Raúl Brandão nos 150 anos de seu nascimento".





27 DE MARÇO
FOZ ARQUITECTURA - CASA GABRIELA PINHEIRO


No dia 27 de março, às 19h00, realiza-se a segunda sessão de 2017 do Foz Arquitectura - 6 obras, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro). A entrada é livre.

A casa Gabriela Pinheiro é uma obra construído pelo arquitecto José Gigante.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





7 DE MAIO
III TORNEIO DE MINIGOLFE DA UFAFDN


O III Torneio de Minigolfe da UFAFDN  realiza-se no dia 20 de maio e contará com os treinos livres das 9h00 às 13h00 e o torneio (2 voltas) das 13h30 às 19h00.

A data limite para as inscrições é até ao dia 7 de maio e tem o custo de 20€ por equipa, sendo que a totalidade do valor da inscrição reverte a favor de uma instituição de solidariedade social.





23 DE FEVEREIRO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO - AMÉRICA


No dia 23 de fevereiro, às 18h30, realiza-se o painel "Ciclo Portugueses do Mundo - América: Do Caribe à Terra Nova. Os Portugueses no Noroeste Atlântico", no Forte de São João Baptista da Foz.

O Prof. Doutor Vitor Teixeira, Docente da Universidade Católica do Porto, e o Dr. José Valle de Figueiredo, Docente no Instituto D. António Ferreira Gomes, serão os Comissários desta conferência, que será dada pelo Prof. Doutor Vitor Teixeira, Docente da Universidade Católica do Porto.


O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.




22 DE FEVEREIRO
CAMILO MAIS UMA VEZ


No dia 22 de fevereiro, às 18h30, realiza-se o painel "Camilo mais uma vez", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se  no Forte de São João Baptista da Foz.

A conferência será na companhia de Amiel Bragança de Miranda, Francisco Mesquita Guimarães e Rosa Leal.

A sessão será apresentada por José Valle de Figueiredo.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistir ao Ciclo Foz Literária. 





15 DE MAIO
FOZ' ARTE 2017


És artista? Queres mostrar o teu trabalho?

Resides ou és natural da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde?

Se és um/a artista cheio/a de talento e queres mostrar o teu trabalho, o Forte de São João Baptista, na Foz do Douro, pode ser a tua Galeria de Arte de 20 de junho a 2 de julho. Esta iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que procura os talentos escondidos, está inserida na programação do FOZ’ARTE 2017.

Convidamos todos os artistas a enviarem fotografias do trabalho, uma breve descrição e um currículo sucinto até ao dia 15 de maio.

No dia 05 de junho serão anunciados os artistas selecionados.

Inscrições através do e-mail: fozarte@uf-aldoarfoznevogilde.pt,

Contactos através dos telefones: 226180513 e 226198270, com Dra. Adelaide Lopes e Dra. Ana Paula Costa.

Não percas esta oportunidade de expor o teu trabalho num emblemático monumento da cidade do Porto!

 

Partilha esta informação com todos os teus amigos e familiares que são uns verdadeiros artistas!





20 DE JANEIRO
FOZ ARQUITECTURA - CASA EMÍLIO PERES


No dia 20 de janeiro, às 19h00, realiza-se a primeira sessão de 2017 do Foz Arquitectura - 6 obras, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro). A entrada é livre.

A casa Emílio Peres foi a primeira obra do arquitecto Pedro Ramalho.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





25 DE JANEIRO
AARÃO DE LACERDA E O SEGREDO DAS ARTES


No dia 25 de janeiro, às 18h30, realiza-se o painel "Aarão de Lacerda e o segredo das artes", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se  no Forte de São João Baptista da Foz.

A conferência será na companhia de António Leite da Costa, Nuno de Lacerda, Francisco Mesquita Guimarães e a Universidade Católica, com a coordenação de José Cardoso Marques.

A sessão será apresentada por José Valle de Figueiredo.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistir à primeira sessão de 2017 do Ciclo Foz Literária. 





13 DE JANEIRO
III FESTIVAL DE JANEIRAS


O Festival de Janeiras está de volta à União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e promete animar o seu fim de semana.

Nos dias 13 e 14, às 21h30 e no dia 15, às 17h00, poderá contar com muita música, dança e ainda uma ceia ou lanche, de acordo com os dias, de bolo rei e vinho do Porto.

Apareça e venha cantar as janeiras connosco!





12 DE DEZEMBRO
ALMOÇO DE NATAL - SÉNIORES 2016


No dia 12 de dezembro, às 12h30, realiza-se o "Almoço de Natal - Séniores 2016", no Restaurante Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

As inscrições são limitadas a séniores com idade a partir dos 65 anos. Pode inscrever-se até amanhã (dia 07 de dezembro), nos Polos de Aldoar e Foz do Douro (Espaço do Cidadão).

Pode ainda participar no Concurso Desafio "O Natal dos Nossos Afectos". Para tal, deve criar uma quadra ou verso alusivo à época natalícia.

- A elaboração pode ser ou individual ou colectiva;
- As quadras ou versos devem ser devidamente identificados e podem ser enviados por e-amil para: geral@uf-aldoarfoznevogilde.pt até ao dia 07 de dezembro ou entregues em mãos nos Polos de Aldoar e Foz do Douro.
- Atribuição de prémio para os três trabalhos mais criativos.

Venha celebrar o Natal connosco!





07 DE DEZEMBRO
PINHO LEAL? NÃO SEI QUEM FOI...


O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a freguesia a assistir ao último "Ciclo Foz Literária de 2016", que terá lugar no dia 07 de dezembro, às 18h30, no Forte de S. João Baptista da Foz do Douro. 

25 DE NOVEMBRO
POESIA NO CASTELO


O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a freguesia a assistir, na próxima sexta-feira, à última sessão de 2016 de "Poesia no Castelo", no Forte de São João Baptista da Foz, às 18h30.




24 DE NOVEMBRO
RAMALHO ORTIGÃO: VIAJA CONNOSCO


Evocação de Ramalho Ortigão com a apresentação da obra "Viajar com Ramalho Ortigão", uma edição da Direção Regional de Cultura do Norte, por José Valle de Figueiredo, no dia 24 de novembro, pelas 18h30, no Forte de São João Baptista da Foz.




15 DE DEZEMBRO
DESPERTA O TEU TALENTO NO TEATRO


TEATRO AMADOR - NOVAS INSCRIÇÕES ATÉ 15 DE DEZEMBRO

O "Teatro Junto de Nós" foi um sucesso! Oferecemos formação em interpretação, voz e movimento aos inscritos neste projeto que culminou com a apresentação pública da peça "Entre Olhar o Passado e Ver o Futuro". Encheu o Teatro da Vilarinha, durante três dias!

Tens mais de 18 anos, paixão pelo teatro e queres desenvolver o teu talento?

Este desafio é para ti!

Em janeiro começam os ensaios da nova peaça, a apresentar em junho!

Contamos contigo no dia 17 de dezembro, às 15 horas, no Centro Socio-Cultural da Foz do Douro, na Rua Burgal de Baixo, 4150 Porto. Partilha com os teus familiares e amigos! Não percas esta oportunidade...nem escondas os teus sonhos!

Inscrições através do e-mail teatrovilarinha@uf-aldoarfoznevogilde.pt ou do telefone 226 180 513 (Dra. Ana Paula Costa).





11 A 13 DE NOVEMBRO
SÃO MARTINHO DE ALDOAR


Este ano o magusto é com o São Martinho de Aldoar. Um evento de três dias repletos de animação e com atividades que variam desde fado, missa, oferta de castanhas e muito mais.

Junte-se a nós e venha celebrar esta tradição, que está espalhada um pouco por toda a Europa!

Como diz o ditado: "no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho".

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a freguesia a participar no evento.





02 DE NOVEMBRO
FÓRUM DO FUTURO


O Rivoli recebe, hoje, o Fórum do Futuro, tendo início marcado para as 16h00,  com o físico Chris Llewellyn Smith a abordar o tema "Clima  e consumo (ou o preço a pagar pela energia)".

Às 19h00 é a vez do neurocientista Carl Edward Schoonover falar sobre "As ligações do cérebro e as formas de aprender".

Jem Finer junta-se a Chris Smith e a Carl Schoonover, às 21h30, para encerrarem o dia com o tema "Arte e ciência: fios condutores e curtos-circuitos"

Às 23h30 haverá ainda uma sessão de meditação, na sala de ensaios, do Rivoli.




30 DE OUTUBRO
CORETO ALEGRE - ÚLTIMA EDIÇÃO 2016


O Coreto mais Alegre e dinâmico da cidade do Porto vai terminar a sua programação de 2016.

Foram meses longos de programação, de atividades, de calor, de frio e....acima de tudo....de muita ALEGRIA! O sucesso desta iniciativa deve-se a todas as pessoas que passaram no Coreto Alegre da Foz do Douro e no Mercado da Alegria.

No último domingo de outubro, dia 30, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se, pela última vez em 2016, de música, muita diversão e alegria, junto ao mar.

Para a sessão de encerramento convidamos toda gente a assistir às duas atuações:
➠ Má Fortuna (12h00)
➠ Grupo de Danças e Cantares do Orfeão da Foz do Douro (17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.





27 DE OUTUBRO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO - ÁFRICA


Portugal é uma nação forjada em terra, na velha Europa, mas afirmada no mar e agigantada na diáspora, no desbravamento de terras e nos contactos com novos mundos, gentes, culturas e tradições.

O "Ciclo Portugueses do Mundo”, um projeto da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da soberba afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa.

Este ciclo de conferências funde a História, a Cultura e a Geopolítica de Portugal nos quatro cantos do planeta.

No dia 27 de outubro continuamos a nossa viagem pelo continente africano. Decorre nesse dia, às 18h30, a quinta conferência com o tema "As Portugalidades da África Atlântica", no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).
O projeto navega pelos cinco continentes através de treze conferências, ao longo de 2016 e 2017, norteadas pelos comissários do "Ciclo Portugueses do Mundo”.

O Prof. Doutor Vítor Teixeira, docente da Universidade Católica do Porto, e o Dr. José Valle de Figueiredo, docente do Instituto D. António Ferreira Gomes, são os comissários deste ciclo de conferências.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





26 DE OUTUBRO
FOZ LITERÁRIA - COM ANTÓNIO PEDRO HÁ SEMPRE UMA FOZ"


No dia 26 de outubro, às 18h30, realiza-se o painel "Com António Pedro Há Sempre uma Foz", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

A conferência sobre António Pedro, um dos maiores agitadores da vida cultural portuguesa do século XX, encenador, escritor e artista plástico que foi precursor do movimento surrealista português. A sessão será na companhia de Júlio Gago, Isabel Ponce de Leão e Francisco Mesquita Guimarães.


A sessão será apresentada por José Valle de Figueiredo.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





23 DE OUTUBRO
CORETO ALEGRE - 23 DE OUTUBRO


O Coreto mais Alegre e dinâmico da cidade do Porto continua a aquecer as suas tardes de outono!

Todos os domingos de outubro, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

➝ 23 de outubro:
➠ Pika DJ (16h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.





30 DE SETEMBRO
POESIA NO CASTELO - 9ª SESSÃO


No dia 30 de setembro, às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) mais uma sessão do Poesia no Castelo.

Esta 9ª sessão conta com a comissária Cuca Sarmento e com os declamadores convidados Isabel Ponce Leão, Conceição Lima, Ana Mendonça, Rui de Noronha Osório, Beatriz Baptista e Manuel Bernardo Campos Costa (viola).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





29 DE SETEMBRO A 2 DE OUTUBRO
SÃO MIGUEL DE NEVOGILDE 2016


Nevogilde possui um património priveligiado!

Recuperar as festas tradicionais de Nevogilde, promover os artesãos e a cultura locais e valorizar o património existente são os objetivos desta iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que decorre pela primeira vez.

A Igreja de São Miguel de Nevogilde, o Estúdio 400, a Pérgola do Molhe e a Praça de Liége são os locais dinamizados nesta iniciativa, e que tanto contribuem para a valorização do nosso território.

Os dois últimos dias de setembro e os primeiros dois dias de outubro, em Nevogilde, prometem trazer uma nova vida a estas festividades. Reúna a família e os amigos e faça já os planos para quatro dias divertidos junto ao mar! A entrada é gratuita!

O presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a população a comparecer na primeira edição desta festa.





28 DE SETEMBRO
FOZ ARQUITECTURA  - UM EDIFÍCIO DE HABITAÇÃO NA PRAÇA DE LIÉGE


No dia 28 de setembro, às 19 horas, realiza-se a quinta sessão do Foz Arquitectura - 6 Pontos de Vista, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro). A entrada é livre.

A conferência vai ser dirigida pelo arquitecto Pedro Bandeira e o tema desta sessão é um edifício de habitação na Praça de Liége.

Os comissários do projeto são os arquitectos Luísa Penha e Fernando Pinto Coelho.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





27 DE SETEMBRO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO - ÁFRICA


Portugal é uma nação forjada em terra, na velha Europa, mas afirmada no mar e agigantada na diáspora, no desbravamento de terras e nos contactos com novos mundos, gentes, culturas e tradições.

O "Ciclo Portugueses do Mundo”, um projeto da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da soberba afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa. Este ciclo de conferências funde a História, a Cultura e a Geopolítica de Portugal nos quatro cantos do planeta.

No dia 27 de setembro continuamos a nossa viagem, explorando o continente africano. Decorre nesse dia, às 18h30, a quarta conferência com o tema "Pilotos e Mercadores em terras de Cravinho e Noz Moscada", no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

O projeto navega pelos cinco continentes através de treze conferências, ao longo de 2016 e 2017, norteadas pelos comissários do "Ciclo Portugueses do Mundo”.

O Prof. Doutor Vítor Teixeira, docente da Universidade Católica do Porto, e o Dr. José Valle de Figueiredo, docente do Instituto D. António Ferreira Gomes, são os comissários deste ciclo de conferências.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a





17 DE SETEMBRO
VERÃO NO MERCADO


A programação de verão continua... no Mercado da Foz, o único mercado na zona ocidental da cidade! No próximo sábado, dia 17 de de setembro, há dois espetáculos musicais:
- Banda Via, às 19h30
- Noite de Fado, às 22h30

Este é o último espetáculo de verão que o Mercado da Foz recebe em 2016! Não perca esta oportunidade...o sábado promete ser muito divertido!

Verão no Mercado é uma iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde com o intuito de dinamizar o antigo Mercado da Foz e atrair novos visitantes e lojistas!





9 DE SETEMBRO
FADO À VEZ: CATARINA ALMADA


No dia 9 de setembro, às 22h30, realiza-se mais uma edição de Fado à Vez, tendo como palco do espetáculo o restaurante Soundwich, no núcleo rural do Parque da Cidade (Aldoar).

A fadista convidada é Catarina Almada, acompanhada por Miguel Amaral (guitarra portuguesa) e André Teixeira (viola).

Honrar o Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e promover o desenvolvimento turístico são os principais objetivos desta iniciativa da União de Freguesias.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistirem ao espetáculo e a celebrar o Fado.





3 E 4 DE SETEMBRO
TORNEIO DE SÃO BARTOLOMEU 2016 | JUNIORES FUTEBOL DE 11


A programação das Festas de São Bartolomeu é muito diversificada. Há atividades para todos os gostos e para todas as idades.

Nos dias 3 e 4 de setembro há Torneio de São Bartolomeu, de juniores de futebol de 11, no Campo da Ervilha, na Foz. As 4 excelentes equipas presentes neste torneio são: Custóias, F.C. Foz, Leixões e Valadares.

Em cada um dos dias decorrem dois jogos, às 15h00 e às 17h00. Venha passar uma tarde desportiva fantástica. Os jogos prometem ser bastante competitivos!

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistirem ao Torneio de São Bartolomeu 2016.





3 DE SETEMBRO
COMÉDIA MUSICAL: BRITES DE ALMEIDA, A PADEIRA DE ALJUBARROTA


No âmbito das Comemorações do Centenário do Orfeão da Foz do Douro, a Esplanada do Castelo será o palco, no dia 3 de setembro, às 21h30, da Comédia Musical "Brites de Almeida, a Padeira de Aljubarrota".

Este espetáculo, inserido na programação das Festas de São Bartolomeu 2016, une um dos momentos mais épicos da história de Portugal, ao teatro e à música. Reúnem-se assim todas as condições para um sábado à noite muito divertido, num das zonas mais emblemáticas da cidade.

Traga a sua família e amigos! A entrada é livre!

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistirem ao espetáculo.


Flyer da peça





SET/OUT
NOV/DEZ
CULTURA EM EXPANSÃO - CINE-CONCERTOS



Auditório do Centro Paroquial de Aldoar

Domingos às 17H00 - Entrada Livre

- 25 de setembro: Maria do Mar
- 23 de outubro: O Navegante
- 20 de novembro: Cinema Mudo para as Crianças
- 4 de dezembro: O Gabinete do Dr. Caligari





27 DE AGOSTO
FADO À VEZ - FRANCISCO MOREIRA (KIKO)


No dia 27 de agosto, às 22h00, realiza-se mais uma edição de Fado à Vez, tendo como palco a Escola 85, na Avenida D. Carlos I (Foz do Douro).

O fadista convidado é o jovem Francisco Moreira, também conhecido por Kiko, acompanhado por Miguel Amaral (guitarra portuguesa), André Teixeira (viola) e Sérgio Marques (viola baixo).

Honrar o Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e promover o desenvolvimento turístico são os principais objetivos desta iniciativa da União de Freguesias.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistirem ao espetáculo e a celebrar o Fado.





25 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO
MERCADO DE SÃO BARTOLOMEU - ANIMAÇÃO MUSICAL


A programação musical das Festas em São Bartolomeu continua em grande...desta vez no Mercado de São Bartolomeu, na Esplanada do Castelo (junto à Escola 85).

De 25 de agosto a 4 de setembro há atuações de 8 grupos dos mais diversos géneros musicais. Há música para todos os gostos, na Foz do Douro, bem perto da praia e de alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

Esta iniciativa está inserida nas Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que arrancaram no dia 2 de julho com a Festa do Livro e decorrem até 4 de setembro. Pela sua localização e diversidade de atividades são uma montra local, nacional e têm, inclusive, um papel importante na resposta à procura turística da zona ocidental da cidade, animando e preenchendo o verão com eventos para todos os públicos.

O presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem nos espetáculos.





24 DE AGOSTO
CONCERTO "CORO FEMININO DE BORDÉUS - FRANÇA"


A programação das Festas de São Bartolomeu 2016 continua em grande. No dia 24 de agosto, às 21h30, a Igreja de São João Baptista da Foz do Douro é palco do concerto "Coro Feminino de Bordéus - França", com direção de Alexis Duffaure e Emmanuel Filet no órgão.

Esta atividade é de entrada livre e vai encher a Igreja da Foz de arte e talento, que merecem ser escutados e disfrutados por toda gente.

Esta iniciativa está inserida nas Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que arrancaram no dia 2 de julho com a Festa do Livro e decorrem até 4 de setembro. Pela sua localização e diversidade de atividades são uma montra local, nacional e têm, inclusive, um papel importante na resposta à procura turística da zona ocidental da cidade, animando e preenchendo o verão com eventos para todos os públicos.





20 E 21 DE AGOSTO
II FESTIVAL DE FOLCLORE DE S. BARTOLOMEU


Está a chegar a segunda edição do Festival de Folclore de S. Bartolomeu, que vai reunir seis grupos tradicionais do país, nos dias 20 e 21 de agosto, para animar a Escola 85, na Avenida D. Carlos I, na Foz do Douro.

20 de agosto, a partir das 21h30:
- Rancho Folclórico de Salvaterra de Magos (Ribatejo)
- Grupo Folclórico e Etnográfico de Recardães (Águeda)
- Grupo Etnográfico Danças D'Aldeia de Pardilhó (Estarreja)

21 de agosto, a partir das 16h00:
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei (Paredes)
- Grupo Folclórico "As Lavradeiras de S. João de Vêr" (Santa Maria da Feira)
- Rancho Folclórico S. Romão Coronado (Trofa)

Esta iniciativa está inserida nas Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que arrancaram no dia 2 de julho com a Festa do Livro e decorrem até 4 de setembro. Pela sua localização e diversidade de atividades são uma montra local, nacional e têm, inclusive, um papel importante na resposta à procura turística da zona ocidental da cidade, animando e preenchendo o verão com eventos para todos os públicos.





15 DE AGOSTO
CORETO ALEGRE - BANDA MARCIAL DA FOZ DO DOURO


O Coreto mais Alegre e dinâmico da cidade do Porto continua a aquecer as tardes de verão à beira-mar!

Todos os domingos de agosto, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

➝ 15 de agosto:
➠ Banda Marcial da Foz do Douro (17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.





14 DE AGOSTO
CORETO ALEGRE - CONTRABANDA


O Coreto mais Alegre e dinâmico da cidade do Porto continua a aquecer as tardes de verão à beira-mar!

Todos os domingos de agosto, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

➝ 14 de agosto:
➠ Contrabanda (17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.





7 DE AGOSTO
CORETO ALEGRE - GRUPO CAVAQUINHOS DO PORTO


O Coreto mais Alegre e dinâmico da cidade do Porto continua a aquecer as tardes de verão à beira-mar!

Todos os domingos de agosto, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

➝ 7 de agosto:
➠ Grupo Cavaquinhos do Porto (17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.





31 DE JULHO
CORETO ALEGRE - SAMBA SEM FRONTEIRAS


A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde preparou uma programação especial para o Coreto Alegre do mês de julho!

Todos os domingos de julho, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

Mas a programação não fica por aqui. Haverá também quatro rastreios durante cada domingo de Coreto Alegre.

➝ 31 de julho:
➠ Samba Sem Fronteiras (17h00)
➠ Stop Depression - "Saber como cuidar + da depressão" (14h30 às 17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.






27 DE JULHO
CICLO FOZ ARQUITECTURA: DE S. JOÃO DA FOZ À CANTAREIRA


No dia 27 de julho, às 19 horas, realiza-se a 4a sessão do Foz Arquitectura - 6 Pontos de Vista, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

A conferência vai ser dirigida pelo arquitecto Alexandre Alves Costa e o tema desta sessão é De S. João da Foz à Cantareira.

Os comissários do projeto são os arquitectos Luísa Penha e Fernando Pinto Coelho.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.




21 A 24 DE JULHO
BEER SUNSET - FOZ SÃO BARTOLOMEU


De 21 a 24 de julho, o Forte de São João Baptista (Foz do Douro) é o maior "bar" de cerveja artesanal da cidade com o Beer Sunset - Foz São Bartolomeu, onde pode provar sabores para todos os gostos.

Este evento, promovido pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, promete refrescar e animar as tardes e noites de 21 a 24 de julho.

Este festival combina a cerveja com música e gastronomia...e muito boa disposição! Convide os seus amigos e familiares e venha passar dias animados no nosso Forte junto ao mar e à praia!





21 A 23 DE JULHO
FESTIVAL DE JAZZ DE SÃO BARTOLOMEU


O cartaz de Festas de São Bartolomeu está ao rubro...são inúmeros os eventos, atividades e espetáculos que preparam esta grande festa e que prometem aquecer os meses mais quentes do ano!

Nos dias 21, 22 e 23 de julho decorre o Festival de Jazz de São Bartolomeu, a partir das 19h00, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

♫ 21 de julho: Mariana Vergueiro (Morning Rain)
♫ 22 de julho: Bruno Macedo - Quarteto (8mm)
♫ 23 de julho: Eduardo Cardinho - Quinteto

Gosta de Jazz? Contámos com a sua presença, em mais uma atividade junto ao mar e à praia! Venha agitar a zona mais ocidental da cidade!





17 DE JULHO
CORETO ALEGRE - A KIND OF QUEEN


A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde preparou uma programação especial para o Coreto Alegre do mês de julho! Várias bandas memoráveis vão ser reavivadas, casos dos Abba, Queen e Beetles.

Todos os domingos de julho, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

Mas a programação não fica por aqui, haverá também quatro rastreios durante cada domingo de Coreto Alegre.

➝ 17 de julho:
➠ A Kind of Queen (17h00)
➠ Saúde da Mulher - UCC (14h30 às 17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.






16 de JULHO
TORNEIO 3X3 UAAROSO


A programação das Festas de São Bartolomeu está imparável! Até 4 de setembro há diversos eventos para todos os gostos, todas as idades e ao longo de toda a semana!

No sábado, dia 16 de julho, há torneio de basketball no Pavilhão da E. S. Garcia de Orta. No "Torneio 3x3 UAAAroso" espera-se um grande espírito competitivo, muita animação e claro...muito fair-play.

Esta é mais uma atividade inserida na programação das Festas de São Bartolomeu, da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O verão está ao rubro na zona ocidental da cidade...gosta de basketball? Os seus filhos e familiares também? Participe, o sábado promete!





14 A 17 DE JULHO
CONSERVAS NO CASTELO


As conservas voltam a saltar para o Forte de São João Baptista, na Foz do Douro!

De 14 a 17 de julho, o Forte de São João Baptista é a grande banca da segunda edição do Festival de Conservas no Castelo, porque as coisas boas são para repetir!

Este evento está inserido nas Festas de São Bartolomeu 2016!

Há várias iniciativas durante o evento:
*Degustação permanente e gratuita de conservas
*Provas de vinhos e doces regionais
*Sessões de showcooking com conceituados Chefes: Cafeína, BH, Kasa da Praia...
*Animação musical diária: Noa, Grupo Coral Clube Colaboradores da AGEAS, Francisco Reis, Orfeão da Foz do Douro
*Animação infantil

Conservas Portuguesas presentes:
A Poveira Conservas / Canned Fish
Conservas Luças
Briosa - Conservas de Pescado, Lda
Conservas La Gondola
MANNÁ - Patês e Conservas de Peixe
Santa Catarina Indústria Conserveira S.A.
Cofaco

A entrada é gratuita! Vai perder esta oportunidade? Contámos com a sua presença...traga família e amigos!





10 DE JULHO
CORETO ALEGRE - ABBAKADABRA


A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde preparou uma programação especial para o Coreto Alegre do mês de julho! Várias bandas memoráveis vão ser reavivadas, casos dos Abba, Queen e Beatles.

Todos os domingos de julho, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

Mas a programação não fica por aqui, haverá também quatro rastreios durante cada domingo de Coreto Alegre.

➝ 10 de julho:
➠ ABBAkadabra (17h00)
➠ Rastreio ao cancro da pele (14h30 às 17h00)

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.






9 DE JULHO VERÃO NO MERCADO


O verão chegou ao Mercado da Foz do Douro, o único mercado na zona ocidental da cidade!

No dia 9 de julho há atuação do Grupo de Cantares Orfeão da Foz, às 17h00, e Noite de Fado, às 22h30.

Durante os meses mais quentes, o Mercado da Foz recebe vários espetáculos e atividades.

Verão no Mercado é uma iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde com o intuito de dinamizar o antigo Mercado da Foz e atrair novos visitantes e lojistas!





9 DE JULHO
ARENA GATHERING


No dia 9 de julho, entre as 11h00 e as 20h00, realiza-se o Arena Gathering, no Edifício Transparente.

Há:
- World Cup Qualifier Magic The Gathering
- Demonstrações de Magic para iniciantes com material grátis
- Demonstração de jogos de tabuleiro

A entrada é livre.





7 DE JULHO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO - A ÁSIA, A GEOPOLÍTICA E OS PORTUGUESES


Portugal é uma nação forjada em terra, na velha Europa, mas afirmada no mar e agigantada na diáspora, no desbravamento de terras e nos contactos com novos mundos, gentes, culturas e tradições.

O "Ciclo Portugueses do Mundo”, um projeto da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da soberba afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa. Este ciclo de conferências funde a História, a Cultura e a Geopolítica de Portugal nos quatro cantos do planeta.

No dia 7 de julho, às 18h30, realiza-se a terceira conferência com o tema "A Ásia, a geopolítica e os Portugueses”, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Esta conferência encerra a viagem pelo continente asiático. Partimos, no dia 29 de setembro, para África.

O projeto navega pelos cinco continentes através de treze conferências, ao longo de 2016 e 2017, norteadas pelos comissários do "Ciclo Portugueses do Mundo”.

Prof. Doutor Vítor Teixeira, docente da Universidade Católica do Porto, e Dr. José Valle de Figueiredo, docente do Instituto D. António Ferreira Gomes, são os comissário deste ciclo de conferências.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





7, 19 E 21 DE JULHO
ATIVIDADES BANDEIRA AZUL


- 7 julho (14h-16h): praia do Molhe
- 19 julho (14h-16h): praia do Ourigo
- 21 julho (14h-16h): praia do Homem do Leme


Atividades destinadas a crianças! Há brindes surpresa!





2 DE JULHO A 21 DE AGOSTO
II FESTA DO LIVRO


O mês de julho não poderia arrancar de melhor maneira...

A segunda edição da Festa do Livro é uma verdadeira festa...
Há mais de duas dezenas de atividades que vão preencher o mês de julho.

→ 2 a 8 de julho: Carreiros e o Molhe de Carreiros
→ 9 a 15 de julho: Teatro Junto de Nós
→ 16 a 22 de julho: Educação em Cima da Mesa
→ 23 a 31 de julho: A Economia Social

Pode consultar toda a programação no cartaz!
Pode começar já a programar o seu mês na Esplanada do Molhe...com sol, praia, cultura, diversão...e muito mais!

Estão reunidas todas as condições para tornar esta zona ocidental a mais preenchida e dinâmica da cidade!

O verão na União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde...PROMETE!

Contámos com a sua presença! Estão todos convidados!


2 E 9 DE JULHO
COMPOSTAGEM CASEIRA - TERRA À TERRA


A Câmara do Porto juntamente com a LIPOR está a oferecer compostores gratuitos aos munícipes que queiram fazer compostagem caseira.

A ação é integrada no projeto "Terra à Terra" desenvolvido pela LIPOR e que pretende sensibilizar os residentes dos vários municípios aderentes para a valorização dos resíduos orgânicos (alimentares e de jardim) nas suas habitações, através da implementação deste método.

Todos os cidadãos que vivem numa casa com jardim no município do Porto, podem receber o seu compostor gratuitamente. Para isso, basta frequentarem o curso de compostagem caseira e cumprirem o regulamento do projeto.

A formação é gratuita e tem a duração aproximada de duas horas.

As inscrições podem ser feitas diretamente com a LIPOR, através do telefone 229770100.

Datas das próximas sessões:
· 2 de julho: 10 horas, CEA Quinta do Covelo e
· 2 de julho: 15 horas, Parque de S. Roque
· 9 julho: 10 horas, Parque das Virtudes e
· 9 julho: 15 horas Viveiro Municipal





1 DE JULHO
FADO À VEZ - RESTAURANTE DO MOLHE


No dia 1 de julho, às 22h30, realiza-se mais uma edição de Fado à Vez, tendo como palco o Restaurante do Molhe, em Nevogilde.

A fadista convidada é Cátia Oliveira, com Miguel Amaral na guitarra e André Teixeira na viola.

Honrar o Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e promover o desenvolvimento turístico são os principais objetivos desta iniciativa da União de Freguesias.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistir ao espetáculo e a celebrar o Fado.





1 DE JULHO
POESIA NO CASTELO 8ª SESSÃO


No dia 1 de julho, às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) mais uma sessão do Poesia no Castelo.

Esta 8ª sessão conta com a comissária Cuca Sarmento e os declamadores convidados Conceição Lima, Isabel Ponce de Leão, Francisco Carvalho, Rui de Noronha Osório e Manuel Bernardo Campos Costa (na viola).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.




JUNHO JUNHO EM ALDOAR, FOZ DO DOURO E NEVOGILDE


A onda de eventos na União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde continua na segunda quinzena do mês de junho, com destaque para o São João do Porto 2016.

Desporto...Literatura...Música...Teatro...Cultura...Há atividades para todas as idades, vários dias e várias horas.
Pode começar desde já a preencher o seu calendário até ao fim deste mês.

Estão reunidas todas as condições para transformar esta zona ocidental no lugar mais enérgico da cidade, com diversas atividades junto ao mar, ao rio e nos seus Jardins mais emblemáticos.

Já escolheu quais os eventos em que vai participar?

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a participarem nos eventos.





28 DE JUNHO A 29 DE JULHO
BIBLIOCARRO - FÉRIAS DE VERÃO NO MOLHE


O Bibliocarro - biblioteca móvel da Biblioteca Municipal de Almeida Garrett marca presença há vários anos na época de férias de Verão no terreiro do Molhe.

Este ano vai estar novamente neste espaço privilegiado da cidade, de 28 de junho a 29 de julho, de terça a sexta feira e das 9h00 às 16H30, com uma programação variada pensando quer nos residentes quer nos visitantes que nesta época se passeiam ou permanecem neste local.





23 DE JUNHO
FESTA DE SÃO JOÃO 2016 - LARGO DE NEVOGILDE




Já escolheu onde onde vai passar a sua noite de 23 de junho?

Temos uma sugestão para si!

SARDINHADA, JOGOS TRADICIONAIS, FOLIA e muita MÚSICA ao vivo...no Largo de Nevogilde!





22 DE JUNHO
FADO À VEZ - PADARIA FORMOSA

No dia 22 de junho, às 22h00, realiza-se mais uma edição do Fado à Vez, tendo como palco do espetáculo a Padaria Formosa.

Os fadistas convidados são Diogo Aranha e Alexandra Guimarães, com Miguel Amaral na guitarra portuguesa e André Teixeira na viola.

Honrar o Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e promover o desenvolvimento turístico são os principais objetivos desta iniciativa da União de Freguesias.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistir ao espetáculo e a celebrar o Fado.




17, 18 E 19 DE JUNHO
ENTRE OLHAR O PASSADO E VER O FUTURO - TEATRO


A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde desenvolveu o projeto "Teatro Junto de Nós", com o objetivo de incentivar a prática do teatro nos seus territórios e recuperar grupos e coletividades que se dediquem à segunda arte.

Com este projeto, a UFAFDN ofereceu formação em arte interpretativa, canto e movimento a pessoas de várias idades, que aprenderam a ensaiar todos os momentos de uma peça de teatro, tendo como propósito final levar a palco um espetáculo.

É, também, uma formação de futuros formadores, para que no próximo ano seja iniciado um projeto mais ambicioso: tem como objetivos o desenvolvimento do teatro amador por toda a UFAFDN e a criação de um Festival de Teatro com as pessoas "da casa”, as quais gerarão um efeito multiplicador do que estão a aprender.

A UFAFDN tem inúmeras salas que podem acolher peças de Teatro, entre elas o Teatro da Vilarinha (antigo posto da Guarda Fiscal transformado numa moderna sala de teatro com 106 lugares), que vai acolher o produto final deste projeto: a peça "Entre Olhar o Passado e Ver o Futuro".

O espetáculo "Entre Olhar o Passado e Ver o Futuro" decorrerá nos dias 17 e 18 de junho, às 21H30, e no dia 19 de junho, às 17H00.

O projeto "Teatro Junto de Nós" e a peça "Entre Olhar o Passado e Ver o Futuro" têm direção artística de Teresa Lima; encenação de Luís Moreira e Mafalda Lencastre; produção da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; apoio ao movimento de Carlos Silva;  e textos de Tiago Rodrigues e Gonçalo M. Tavares.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os fregueses a assistirem ao espetáculo.





16 DE JUNHO
CICLO PORTUGUESES DO MUNDO: ÁSIA SUL - JURUBASSAS, MALAQUEIROS, TUGUS E KRISTANGS

Portugal é uma nação forjada em terra, na velha Europa, mas afirmada no mar e agigantada na diáspora, no desbravamento de terras e nos contactos com novos mundos, gentes, culturas e tradições.

O "Ciclo Portugueses do Mundo”, um projeto da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da soberba afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa. Este ciclo de conferências funde a História, a Cultura e a Geopolítica de Portugal nos quatro cantos do planeta.

No dia 16 de junho, às 18h30, realiza-se a segunda conferência com o tema "Ásia Sul – Jurubassas, Malaqueiros, Tugus e Kristangs”, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

O projeto navega pelos cinco continentes através de treze conferências, ao longo de 2016 e 2017, norteadas pelos comissários do "Ciclo Portugueses do Mundo”.

Prof. Doutor Vítor Teixeira, docente da Universidade Católica do Porto, e Dr. José Valle de Figueiredo, docente do Instituto D. António Ferreira Gomes, são os comissário deste ciclo de conferências.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





15 DE JUNHO
CICLO FOZ LITERÁRIA - ANTÓNIO PATRÍCIO VOLTA A ESTAR ENTRE NÓS


No dia 15 de junho, às 18h30, realiza-se o painel "António Patrício volta a estar entre nós", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Com uma conferência de Pedro Baptista – escritor, pensador e professor universitário -  e colaboração de Vasco Macedo - poeta e declamador -  o poeta, contista, dramaturgo e diplomata António Patrício, regressa a estes lados da Foz e de Nevogilde, por ele largamente frequentados e assinalados, inscrevendo-se, assim, na nossa "geografia" e reabrindo caminho para a mais justa e esclarecida evocação de um Escritor que se poderá dizer que também é nosso, continuando a ser do tempo em que vivemos.
 
A sessão será apresentada por José Valle de Figueiredo.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





13 DE JUNHO
EXPOSIÇÃO AURÉLIA, MULHER ARTISTA


"Aurélia, mulher artista" é o nome da exposição que assinala o 150º aniversário do nascimento de Aurélia de Sousa, pintora e fotógrafa portuguesa (Valparaíso, 13.06.1866 - Porto, 26.05.1922).

Esta exposição, organizada pela Câmara Municipal do Porto e pela Câmara Municipal de Matosinhos, será uma das exposições do ano no Porto.

A inauguração é hoje, dia 13 de junho - dia de aniversário da artista - pelas 18h30, em simultâneo nas duas cidades.

A exposição, comissariada por Filipa Lowndes Vicente, estará aberta ao público até 30 de outubro, nos seus dois pólos: Casa Museu Marta Ortigão Sampaio, no Porto, e Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, Matosinhos.





12 DE JUNHO
CONCERTO COMEMORATIVO DOS 800 ANOS DA FUNDAÇÃO DA PARÓQUIA DE S. JOÃO DA FOZ DO DOURO


Concerto comemorativo dos 800 anos da fundação da Paróquia de S. João da Foz do Douro.

12 de junho na Igreja Paroquial da Foz do Douro

Programa:
Música Festiva | Karl Pilss - arr. Eugénio Amorim (quinteto de metais)
Sonata Saint Market | Tomaso Albinoni (quinteto de metais)
Nós Vos Louvamos, ó Deus (Te Deum) | Eugénio Amorim (soprano solo, tenor solo, coro misto, metais, tímpanos e órgão)

Soprano: Sara Braga Simões
Tenor: João Terleira
Trompetes: Rui Brito, Hélder Magalhães, Tiago Carrapa
Trompa: Filipe Fonseca
Trombone: António Leal, Carlos Silva
Tuba: Vitor Vieira
Órgão: Daniel Ribeiro
Coro: Coro da Paróquia de S. João da Foz do Douro | Coro da Paróquia da Senhora da Conceição
Direcção: José Luis Carrapa





7 E 8 DE JUNHO
A AUDIÇÃO - ÓPERA


Nos dias 7 e 8 de junho, às 21H30, o Teatro da Vilarinha será o palco do espetáculo de ópera "A Audição".

Este espetáculo organizado pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, tem encenação de Cláudia Marisa e António Durães e conta mais de uma dezena de artistas.

O Teatro da Vilarinha existe desde 1897 e já teve diversas funções. Atualmente é a casa da companhia teatral Pé de Vento, fundada em finais da década de 70. 

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a assistirem ao espetáculo.




5 A 26 DE JUNHO
CORETO ALEGRE NA FOZ DO DOURO CONTINUA EM JUNHO


Todos os domingos de junho, das 10H00 às 19H00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e alegria, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.

Atuações:
- Invicta Big Band - Associação Cultural da Cidade do Porto | 5 de junho às 17H00
- Banda Marcial da Foz do Douro | 12 de junho às 15H00
- Fado Diferente | 19 de junho às 17H00
- Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal - Foz do Douro | 26 de junho às 17H00

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.

O Coreto Alegre é o único coreto da cidade do Porto com programação regular, pelo segundo ano consecutivo.

Reúna a família e junte-se a nós para um domingo mais alegre!





2 DE JUNHO
FRENTE ATLÂNTICA DO PORTO - 3ª SESSÃO


No dia 2 de junho, às 21H30, realiza-se a 3ª Sessão de Conferências do "Frente Atlântica do Porto: Lendas, História e Património", no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Este evento, orientado pelo historiador portuense Joel Cleto, é organizado pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, em conjunto com a Quadrante e com o Instituto da Defesa Nacional.

A entrada é gratuita.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.





MAIO MAIO EM ALDOAR, FOZ DO DOURO E NEVOGILDE


A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde é, durante o mês de maio, palco de inúmeras atividades que prometem agitar a sua orla marítima.

Mercados, cultura, poesia, música...há atividades para todas as gerações, para todos os interesses, para várias horas do dia e para vários dias da semana.

Estão reunidas todas as condições para transformar esta zona ocidental no lugar mais enérgico da cidade, com diversas atividades junto ao mar, ao rio e nos seus Jardins mais emblemáticos.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a estarem presentes.





21 DE AGOSTO

INSCRIÇÕES ATÉ 6 DE JUNHO

CORTEJO DE TRAJE DE PAPEL
FESTAS DE SÃO BARTOLOMEU DA FOZ DO DOURO



O verão já se aproxima...e as tradicionais Festas de São Bartolomeu têm vindo a afirmar-se como uma das melhores programações de verão da cidade do Porto.

O Cortejo de Traje de Papel, originalmente Cortejo de São Bartolomeu, é ponto alto alto e uma tradição única no Mundo, com mais de 150 anos de história.

O tema do Bloco da União das Freguesias deste ano são os 800 anos da Fundação da Paróquia de São João da Foz do Douro, o que proporcionou uma riquíssima fonte inspiração e, como resultado, um grandioso projeto.

O desfile tem início na Cantareira (antiga zona portuária do Porto) e termina na Praia do Ourigo com um banho no mar dos participantes e de quem se quiser atrever.

O tradicional "banho santo” no fim do cortejo é uma forma de agradecer os "favores” de São Bartolomeu e livrar as maleitas durante o ano inteiro.

As inscrições (limitadas a 100 participantes e por ordem cronológica de inscrição e/ou adequação logística para completar o Bloco) devem ser efetuadas até 6 DE JUNHO através do e-mail: geral@uf-aldoarfoznevogilde.pt

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida toda a população a participar nas Festas de São Bartolomeu da Foz do Douro.





27 DE MAIO
FOZ'ARTE 2016: ENTRE ÁGUAS DOCES E SALGADAS - POEMAS, MONSTROS E ILHA DOS AMORES
DÁLIA DIAS / QUADRANTE


Dia 27 de maio - 19H00 | Forte de São João Baptista

Uma viagem pelo imaginário fantasioso de "Os Lusíadas”. Seres mitológicos, maravilhoso pagão e cristão.

Uma leitura atual da narrativa aventurosa da nossa história coletiva, cantada nos versos de Camões. (Dália Dias)




25 DE MAIO FOZ ARQUITECTURA: UMA CASA NA FOZ DO DOURO


No dia 25 de maio, às 19 horas, realiza-se a 3ª sessão do Foz Arquitectura - 6 Pontos de Vista, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

A conferência vai ser digirida pelo arquitecto José Bernardo Távora e o tema desta sessão é Uma Casa na Foz do Douro.

Os comissários do projeto são os arquitectos Luísa Penha e Fernando Pinto Coelho.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





24 DE MAIO
FOZ'ARTE 2016: O POENTE, VISTO DA VARANDA DO FORTE: UMA VIAGEM NO TEMPO 
DÁLIA DIAS/QUADRANTE


Dia 24 de maio - 18H30 | Forte de São João Baptista

Das areias da praia às redes de pesca. Piratas, monges, náufragos e poetas. Os faróis a ocidente, uma estrada de luz que nos convida à contemplação.

Uma conversa sobre o espírito do lugar, a alma das pedras e as tradições da Foz a banhos de há 100 anos. (Dália Dias)





21 DE MAIO
FOZ'ARTE 21 DE MAIO


O FOZ'ARTE 2016 é inaugurado no dia 21 de maio, às 21H00, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Ás 21H30
há discurso de boas-vindas seguido de visita guiada pelo Prof. Doutor José Paiva à Exposição Rotary/FBAUP.

Ás 21H45 contamos com a participação de Joana Amaral e Paulo Barros, para concluir o dia de abertura do FOZ'ARTE 2016.

Cultura...arte...história...arquitectura....são alguns dos temas por onde este dinâmico programa vai navegar.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a participarem nestas atividades.





21 A 29 DE MAIO
FOZ'ARTE 2016


De 21 a 29 de maio, o Forte de São João Baptista (Foz do Douro) é palco de inúmeras atividades no âmbito do projeto FOZ'ARTE.

Maio é um mês de diversas iniciativas na União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, para aquecer o verão que se aproxima.

Cultura...arte...história...arquitectura....são alguns dos temas por onde este dinâmico programa vai navegar.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a participarem nestas atividades.





21 DE MAIO
DIA DO MERCADO


No dia 21 de maio ocorre o "Dia do Mercado" no Mercado da Foz, a partir das 11 horas. Este evento é organizado pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Programa:
11h - 19h | DJ e Stands de Cerveja Artesanal
18h00 | Samba Sem Fronteiras
22h30 | Noite de Fado

Venha passar um dia animado no Mercado da Foz.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos interessados a comparecerem no evento.





20 DE MAIO
Poesia no Castelo | 7ª Sessão

No dia 20 de maio, às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) mais uma sessão do Poesia no Castelo.

Esta 7ª sessão conta com os declamadores convidados Conceição Lima, Ana Mendonça, Francisco Brandão, Francisco Carvalho, Rui de Noronha Osório e Pedro Martins (viola e voz - FADO).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecerem no evento.





19 DE MAIO CICLO PORTUGUESES DO MUNDO | ÁSIA SUL

Portugal é uma nação forjada em terra, na velha Europa, mas afirmada no mar e agigantada na diáspora, no desbravamento de terras e nos contactos com novos mundos, gentes, culturas e tradições.

O Ciclo Portugueses do Mundo desafia à partilha do conhecimento sobre o património material e imaterial de Portugal no Mundo e da soberba afirmação da Portugalidade e da diáspora portuguesa.

No dia 19 de maio, às 18h30, realiza-se a primeira conferência com o tema "Ásia Sul – Do Oman ao Ceilão: um oceano de Portugalidade”, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

Prof. Doutor Vítor Teixeira, docente da Universidade Católica do Porto, e Dr. José Valle de Figueiredo, docente do Instituto D. António Ferreira Gomes, são os comissário deste ciclo de conferências.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a comparecerem no evento.




6 DE ABRIL
CICLO FOZ LITERÁRIA - "ÓSCAR DA SILVA"


No dia 6 de abril, às 18h30, realiza-se o painel "Óscar da Silva - Quando a música se encontra com a literatura", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se no Forte de São João Baptista.

A vida e obra de Óscar da Silva - compositor, pianista, considerado o último dos grandes românticos portugueses e, simultaneamente, o iniciador da música moderna em Portugal - serão assinaladas com várias intervenções.

Esta sessão tem como orador António Cunha e Silva e será apresentad
a uma exposição dedicada a Óscar da Silva.




3 DE ABRIL
CORETO ALEGRE


Abril tem mais encanto com o Coreto Alegre na Foz do Douro.

Todos os domingos de abril, das 10h00 às 19h00, o Jardim do Passeio Alegre enche-se de música, muita diversão e ALEGRIA, com a programação dinâmica do Coreto Alegre, que se junta ao Mercado da Alegria.


No primeiro domingo de abril, dia 3, haverá atuação do Grupo de Cantares do Orfeão da Foz do Douro, às 16h00.
Paralelamente decorre o Mercado da Alegria.

Esta iniciativa é organizada pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com o intuito de dinamizar o emblemático Jardim do Passeio Alegre, na Foz.

O Coreto Alegre é o único coreto da cidade do Porto com programação regular, pelo segundo ano consecutivo.


Reúna a família e junte-se a nós para um domingo mais alegre!





1 DE ABRIL
POESIA NO CASTELO - "NO CASTELO...A LUZ" - 6ª SESSÃO

No dia 1 de abril, às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) mais uma sessão do Poesia do Castelo, com o tema "No Castelo...A luz".

Esta 6ª sessão conta com os declamadores convidados Isabel Ponce Leão, Rui Noronha Osório, Francisco Brandão, Cuca Sarmento e Manuel Bernardo Campos Costa (acompanhado à viola).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecer no evento.





30 DE MARÇO
FOZ ARQUITECTURA: CASA NEVOGILDE 1


No dia 30 de março, às 19h00, realiza-se a 2ª sessão do Foz Arquitectura - 6 Pontos de Vista, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

A conferência vai ser digirida pelo Arquitecto Carlos Machado e o tema desta sessão é a Casa Nevogilde 1, projetada por Eduardo Souto de Moura em 1992.

Os comissários do projeto são os arquitectos Luísa Penha e Fernando Pinto Coelho.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecer no evento.





22 E 23 DE MARÇO
CONCURSO "DOCES DE PÁSCOA"


Gosta de fazer doces? Quer divertir-se a cozinhar em equipa?
Então o concurso "Doces de Páscoa" é para si!

Esta atividade é organizada pela Associação de Ludotecas do Porto, com apoio da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

Inscrições até ao dia 14 de março.

Ficha de inscrição.
Regulamento do concurso.

Participe e mostre os seus dotes culinários!





14 DE MARÇO
A BELEZA DO SENSÍVEL CONVOCA AO "ENCONTRO
CONCERTO/EXPOSIÇÃO



"A beleza do sensível convoca ao 'Encontro' " é o nome do concerto/exposição que vai decorrer no dia 14 de Março, às 21h30, na Igreja de São João Baptista da Foz do Douro.

Este evento, que integra o 55º Encontro Nacional de Catequese, conta com obras de ilustres compositores e organistas nascidos nos séculos XVII e XIX: Domenico Zipoli (1688), Joseph Anton Bruckner (1824), Josef Gabriel Rheinberger (1839) e Gabriel Fauré (1845).

O concerto estará ao cargo do Coro da Paróquia de Senhora da Conceição com José Luís Carrapa (Maestro do coro), Rui Brito (trompete) e Orquestra dirigida por Eugénio Amorim.

Paralelamente, estará patente uma exposição de pintura e exercício de leitura de Domingos Loureiro.

A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde convida todos os interessados a comparecerem no evento.





7 A 12 DE MARÇO
MERCADO DAS CAMÉLIAS | EDIÇÃO ESPECIAL


"Porto. Cidade das Camélias". De 7 a 12 de março, o Jardim Antero de Figueiredo transforma-se no Mercado das Camélias - Edição Especial.

Todos os dias, das 10h às 18h, é possível encontrar um mercado composto por várias bancas de artesanato com várias formas de arte e sabor. Todos os produtos são regionais e criados com a genuinidade, alegria e profissionalismo dos artesãos locais.

Paralelamente, haverá 8 workshops diversificados e criativos.

Esta edição especial é promovida pela União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, com a organização do Mercado da Alegria.
 
O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogile, convida todos os cidadãos a visitar o Mercado.

Página do Evento:
https://www.facebook.com/events/1577430179242072/




26 FEVEREIRO POESIA NO CASTELO - "LEMBRAS-TE?" - 5ª SESSÃO


No dia 26 de Fevereiro, às 18h30, realiza-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) mais uma sessão do Poesia do Castelo, com o tema "Lembras-te?".

Esta 5ª sessão conta com os declamadores convidados José Magalhães, Arnaldo Silva, Alexandre Correia de Oliveira e alunos de Teatro e Poesia do Garcia da Orta: Carlota Castro, Luísa Figueiredo, Mariana Azevedo e Tomás Seruca.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os interessados a comparecer no evento.





24 FEVEREIRO CICLO FOZ LITERÁRIA - " ANTÓNIO AUGUSTO TEIXEIRA DE VASCONCELOS"


No dia 24 de Fevereiro, às 18h30, realiza-se o painel "António Augusto Teixeira de Vasconcelos - Na Foz com a "Maria da Fonte" e "O Prato de Arroz Doce" ", inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se no Forte de São João Baptista.

A vida e obra de António Augusto Teixeira de Vasconcelos - escritor, jornalista, político e militar que nasceu no Porto e viveu na Foz - serão assinaladas com várias intervenções.

Esta sessão tem como orador Manuel Abranches de Soveral e conta com uma breve introdução histórica, literária e musical da "Maria da Fonte".

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, convida todos os interessados a estarem presentes.





18 FEVEREIRO
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO "100 MIL ÁRVORES"


18 de fevereiro às 14h30 | Viveiro Municipal do Porto
Rua das Areias


"Se tem um jardim, temos umas árvores para si" - Esta iniciativa pretende contribuir para a melhoria substancial da qualidade de vida dos nossos cidadãos e transformar o Porto, numa cidade afirmativamente mais verde e mais sustentável.

+ Informações:
www.100milarvores.pt




29 JANEIRO
POESIA NO CASTELO - 1ª SESSÃO DE 2016


No dia 29 de Janeiro, às 18h30, vai realizar-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) a 1ª sessão de 2016 do Poesia no Castelo.

Esta sessão conta com os declamadores convidados Francisco Brandão (Fernando Pessoa), Dália Dias (prosa Vírgilio Fereira), Alexandre Correia de Oliveira, Rui Noronha Osório e Manuel Bernardo Campos Costa (acompanhado à viola).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os fregueses a comparecer no evento.





27 JANEIRO
FOZ ARQUITECTURA - 6 PONTOS DE VISTA


No dia 27 de Janeiro, às 18h30, realiza-se o Foz Arquitectura - 6 Pontos de Vista, no Forte de São João Baptista (Foz do Douro).

A conferência vai ser digirida pelo Arquitecto Manuel Graça Dias e o tema desta sessão é o Bloco Residencial na Foz do Douro 1952-1955.

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os fregueses a comparecer no evento.





23 JANEIRO
CONCERTO E PERFORMANCE MUSICAL DO QUARTETO SFOURZATO - ESMAE


No sábado - dia 23 de Janeiro -, às 21h30, realiza-se o concerto e performance musical do grupo da ESMAE Quarteto sFourzato, na Igreja de São João da Foz.

Esta actividade de entrada livre conta com as obras de Beethoven "Quarteto No.11 em Fá menor, Op.95 "Serioso" e Ravel "Quarteto de Cordas em Fá maior".

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Nuno Ortigão, tem a honra de convidar todos os fregueses a comparecer no evento.






PROJETO TERRA À TERRA


O Terra à Terra é um projeto gratuito, dirigido aos habitantes dos oito municípios da Lipor e que pretende disseminar a compostagem caseira como prática de redução da produção de resíduos orgânicos.
 
Para um cidadão se habilitar ao compostor do Terra à Terra necessita:
(1) Inscrever-se no projeto;
(2) participar num dos cursos de compostagem caseira;
(3) receber o compostor e mantê-lo em funcionamento dentro dos 8 municípios da Lipor;
(4) permitir o acompanhamento por parte dos técnicos da Lipor (visitas de monitorização).
 
Para a dinamização de cursos de compostagem localmente, por parte de entidades, é necessário:
(1) Apostar na divulgação do projeto através da internet, facebook, mupis, jornais locais, JF, CM entre outros, dando ênfase à oferta do compostor;
(2) Reunir um mínimo de 15 inscrições para a formação (válidas no âmbito do projeto e conforme regulamento);
(3) Pré agendar a formação (dia, hora, local).





15, 16 e 17 Janeiro
II FESTIVAL DAS JANEIRAS
ALDOAR, FOZ DO DOURO E NEVOGILDE



Nos dias 15, 16 e 17 de Janeiro realiza-se a 2ª edição do Festival das Janeiras na União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que vai contar com a atuação de 13 grupos.

A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde tem o prazer de convidar todos os interessados a estar presentes e no final de cada dia do Festival será servido bolo-rei e vinho do Porto.

Lembramos que as janeiras são uma tradição portuguesa que se mantém viva especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras, e decorre durante todo os mês de janeiro.

Informamos que, no dia 17, a Academia de Danças e Cantares não poderá estar presente, sendo substituída pelo Grupo de Danças e Cantares de São Martinho de Aldoar.




6 Janeiro UNIÃO ANIMADA - DIA DE REIS


Amanhã, Dia de Reis (6 de janeiro), decorrem no Salão Acácio Gomes (Aldoar), 6 workshops no âmbito do programa "União Animada":
- 3 workshops das 10h às 12h
- 3 workshops das 14h às 16h

A União das Freguesias conta com a presença de todos os interessados e deseja um Feliz 2016!


19 Dezembro
GOSTA DE TEATRO? ENTÃO O PROGRAMA "TEATRO JUNTO DE NÓS” É PARA SI


Se sempre teve o sonho de representar, se é um apaixonado pela segunda arte ou se quer descobrir uma nova faceta, com o programa "Teatro junto de Nós” da União das Freguesias tudo isso é possível. GRATUITAMENTE.

O "Teatro junto de Nós” oferece a todos os cidadãos interessados, com mais de 18 anos, a oportunidade de representar com atores profissionais; receber formação profissional em Interpretação, Voz, Movimento e Canto; com o objetivo conclusivo de levar a palco um espetáculo em maio de 2016.

É com esta ambição e acreditando no potencial criativo e entusiasta dos nossos cidadãos, que a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde convida todos os interessados a estarem presentes na sessão de apresentação do projeto, que se realiza no dia 19 de dezembro, às 16H, no Centro Socio Cultural (Rua Burgal de Cima, junto à Universidade Católica).

Os interessados deverão fazer a inscrição no Polo da Foz, através do n.º de telefone 226180513 ou do e-mail geral@uf-aldoarfoznevogilde.pt, até ao dia 18 de dezembro.

Estamos à sua espera!




15 Dezembro
ALMOÇO DE NATAL PARA SENIORES DA UNIÃO DE FREGUESIAS COM BOA MÚSICA E CONCURSO DE PRESÉPIOS


Estando a precisamente um mês do dia de Natal, a União de Freguesias apresenta o Almoço de Natal para os nossos seniores que se realiza no dia 15 de Dezembro, às 12H30, no Restaurante da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

Este dia dedicado aos nossos seniores e que aquecerá o inverno natalício conta com animação musical do Fado Diferente e com o concurso de construção de presépios "Dê aso à sua criatividade".

As inscrições são limitadas e podem ser feitas a partir de hoje, 25 de Novembro, e até ao dia 11 de Dezembro.
A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde conta com a inscrição, o entusiasmo e a criatividade dos nossos seniores.




4 Dezembro
POESIA NO CASTELO "A EMOÇÃO DE UM MOMENTO" - 4 DE DEZEMBRO, ÀS 18H30, NO FORTE DE SÃO JOÃO BAPTISTA

No dia 4 de dezembro, às 18H30, vai realizar-se no Forte de São João Baptista (Foz do Douro) a terce.ira edição do Poesia no Castelo.

"Na emoção de um momento" é o tema desta sessão que tem como declamadores convidados Isabel Ponce Leão, Fernando Campos de Castro, Miguel Pereira Leite, Cuca Sarmento e Manuel Bernardo Campos Costa (acompanhado à viola).

O Presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, tem a honra de convidar todos os fregueses a comparecer no evento.




3 Dezembro
LENDAS DA FONTE DA MOURA


Há muito tempo, numa época em que mouros e cristãos povoavam, conjuntamente, as cercanias do Porto...


3 de dezembro às 21H30 com Joel Cleto no Teatro da Vilarinha.




2 Dezembro
CICLO FOZ LITERÁRIA "BENTO CARQUEJA" – 2 DE DEZEMBRO

Dia 2 de dezembro, quarta-feira, às 18h30, realiza-se o painel "Bento Carqueja”, inserido no âmbito do programa cultural Foz Literária. A sessão realiza-se no Forte São João.

A vida e obra de Bento Carqueja, antigo diretor de "O Comércio do Porto", serão assinaladas com intervenções de José Augusto Maia Marques e Francisco Mesquita Magalhães.

Este sessão conta com a uma exposição bibliográfica com documentação inédita, cedida pela Biblioteca Municipal da Maia.




30 Novembro
"PALESTRA SAÚDE GLOBAL - ANTIOXIDANTES E SEUS BENEFÍCIOS"

Sabe o que são antioxidades? Conhece os seus benefícios para a saúde?

No dia 30 de Novembro às 14H30, no Salão Nobre Acácio Gomes do Polo de Aldoar, o Dr. Ronaldo Stephane dirigirá uma palestra sobre estas substâncias essências para a vitalidade das células.

Esta palestra insere-se no âmbito do projeto TRAJETÓRIAS.




22 NOVEMBRO
"MÚSICA PARA OS MEUS OUVIDOS" - CONCERTOS ESMAE


"Música para os meus ouvidos" é um programa cultural do âmbito CONCERTOS ESMAE que se realiza no próximo domingo, 22 de novembro, às 17 horas no Centro Paroquial de Aldoar.




19 NOVEMBRO

Convite – "Teatro junto de Nós”



Se sempre teve o sonho de representar, se é um apaixonado pela segunda arte ou se quer descobrir uma nova faceta, com o programa "Teatro junto de Nós” da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde tudo isso é possível. GRATUITAMENTE.

 

O "Teatro junto de Nós” oferece a todos os cidadãos interessados, com mais de 18 anos, a oportunidade de representar com atores profissionais; receber formação profissional em Interpretação, Voz, Movimento e Canto; com o objetivo conclusivo de levar a palco um espetáculo em maio de 2016.

 

É com esta ambição e acreditando no potencial criativo e entusiasta dos nossos cidadãos, que a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde convida todos os interessados a estarem presentes na sessão de apresentação do projeto, que se realiza no dia 19 de Novembro, às 19H, na sede da União de Freguesias (Rua da Vilarinha 1090, Porto).

 

No dia 22 de Novembro, realizar-se-á o casting para seleção e composição do elenco que vai embarcar neste projeto.

 

Os interessados deverão fazer a inscrição no Polo da Foz, através do n.º de telefone 226180513, até ao dia 19 de Novembro às 16h00.

 

Contamos com a sua participação!





13 NOVEMBRO
Convite "A Visão Estratégica da Marinha no Brasil"







20 JUNHO
Fado à Vez


Dia 20 de junho, sábado, às 22h, o Restaurante Capoeira (Esplanada do Castelo, 63) recebe um espetáculo de Fado, inserido no âmbito do programa Fado à Vez.

Celebrar o Fado enquanto Património Imaterial da Humanidade e incentivar o desenvolvimento turístico são os principais objetivos desta iniciativa da União de Freguesias, denominada Fado à Vez.

Os fadistas convidados são Emídio Rodrigues e Ana Pinhal, na guitarra portuguesa Miguel Amaral e na viola André Teixeira.

Entrada gratuita para o evento.

Participe nesta nossa iniciativa e venha celebrar o Fado.




21 JUNHO Coreto Alegre - Grupo de Cantares do Orfeão da Foz do Douro | Passeio Alegre

Coreto do Passeio Alegre é o 1.º a ganhar uma nova vida na cidade do Porto.
Dia 21, às 17h, atuará o Grupo de Cantares do Orfeão da Foz, pertencentes a uma associação com quase um século de existência.

A UCC Cuidar estará presente para dinamizar uma ação relacionada com o exercício físico. A UCC Cuidar tem por missão garantir aos cidadãos cuidados de saúde de qualidade centrados na pessoa, família/comunidade.

O Coreto Alegre é uma iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e que pretende animar com vários espetáculos musicais as tardes de domingo, durante todo o ano, caso as condições climatéricas assim o permitirem.




27 JUNHO
Sábado em Liége


Dia 27, sábado, a Praça de Liége acolhe mais um programa que pretende juntar a família aos sábados à tarde.

Sábado em Liége é uma iniciativa da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde com o objetivo de promover animação dos jardins públicos mais emblemáticos da União – o jardim da Praça de Liége.

Às 16h, realiza-se a atuação do Grupo GiraSol, um grupo fundado em 2011 que interliga a música e a dança. O grupo é composto por: João Martins (guitarras e sopros), Remi Kesteman (violoncelo e baixo), Rute Mar (ensino das danças e percussões), Tiago Candal (acordeão e concertina), João Martins, Remi Kesteman, Rute Mar e Tiago Candal (vozes), Catarina Ferreira (convidada pontual).

Das 12h às 18h, a Associação de Ludotecas do Porto estará presente para dinamizar jogos tradicionais e divertidos (jogo do galo gigante, bola presa, jogo da burra, etc).
Haverá também mercado com gastronomia, ourivesaria, artesanato e criatividade.

Poderá consultar o cartaz do evento aqui.



16 a 30 JUNHO
Espetáculo "Óscar" |Estúdio 400


De 16 a 30 de junho (exceto dia 24), a antiga sala de cinema da Foz, o Estúdio 400, recebe o espetáculo "Óscar”, do Teatro de Marionetas do Porto.
Com encenação e cenografia de João Paulo Seara Cardoso, "Óscar” é um espetáculo ao longo das quatro estações, especialmente concebido para crianças a partir dos três anos de idade.
"Óscar” terá duas sessões por dia: uma às 10h30 e outra às 15h, com um preço de 4€.

Poderá consultar o cartaz do evento aqui.




DE 17 JUNHO A 5 JULHO
Ciclo Foz Literária - Exposição Vieira da Silva


Estará disponível, patente até dia 5 de julho, a Exposição "Au fil du temps: Um percurso fotobiográfico de Vieira da Silva (1908-2008), integrado nas comemorações do centenário do seu nascimento. Esta exposição inclui um conjunto de documentação inédita que permite acompanhar o percurso de vida e a evolução da obra de Maria Helena Vieira da Silva.
Esta exposição decorre no Forte São João Baptista da Foz do Douro, incluído no Ciclo Foz Literária.





19 JUNHO
Ciclo de Conferências "Conversas com Ética”

Dia 19, sexta, às 11h, realiza-se a terceira sessão do Ciclo de Conferências "Conversas com Ética” denominada "Gâmetas e úteros: mães, pais e bebés - Utilização de gâmetas doados e barrigas de aluguer”. Esta sessão conta com a participação de Ana Sofia Carvalho e Paula Martinho da Silva.

O Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto organiza o Ciclo de Conferências "Conversa com Ética” a decorrer de 22 de maio a 11 de novembro.

As sessões ocorrem às sextas-feiras (de quinze em quinze dias), das 11h às 13h, contando com a intervenção de duas personalidades oriundas de áreas diferentes das ciências e da ética, que entrarão em diálogo sobre o tema e subtemas.

O objetivo destas conferências passa por proporcionar uma excelente formação que facilite aos participantes uma compreensão dos princípios e fundamentos da Bioética, bem como das principais questões em que a Bioética e a Sociedade se entrelaçam.

Para mais informações e inscrições poderá consultar aqui.