Passar para o Conteúdo Principal Top
Brasões da União de Freguesias Aldoar Foz e Nevogilde
siga-nos
  • Facebook
  • RSS feed
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Foz do Douro

brasao_foz

Caracterização Geral

Área: 3,00km2
População: 9 513 habitantes
Localização Geográfica: Foz do Douro faz fronteira com as freguesias de Aldoar e Nevogilde (a Norte), com a freguesia de Lordelo do Ouro (a Nascente) e com o Oceano Atlântico (a Poente).
Padroeiro:
São João Batista

História

A Foz do Douro, também designada São João da Foz do Douro, é uma antiga freguesia portuguesa da cidade do Porto. Com fortes raízes marítimas, e antigamente conhecida por ser uma “terra de pescadores”, a Foz viu as suas atividades ligadas ao mar incentivadas pelo Império Romano, que trouxe consigo novas técnicas de construção de barcos e uma ampla experiência de navegação.

A riqueza económica e comercial da região portuense dependia do comércio via marítima que passava pela barra do rio Douro. Aqui se verificaram as primeiras manifestações renascentistas em Portugal, com o Forte de São João Batista da Foz, iniciado durante o reinado de D. Sebastião (1557-1578).

O Passeio Alegre, repleto de bares, esplanadas e jardins à beira-mar, fazem desta zona uma das mais procuradas no Porto.

Heráldica

O brasão é constituído por um escudo de prata, uma torre negra lavrada de prata e aberta de vermelho, situada entre dois ferros de enxada azuis alinhados em faixa, e faixas ondadas de azul, prata e verde. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro “FOZ DO DOURO”.

A torre negra é alusiva ao Farol de São Miguel-o-Anjo, mandado construir em 1527 por ordem de D. Miguel da Silva, e o primeiro edifício puramente renascentista datado em Portugal.

Os ferros de enxada representam o trabalho na terra, pois o povo da Foz era um povo “da terra e do mar”. Coroa mural de prata de quatro torres de prata.

Em tempos, a Foz do Douro teve foral e o estatuto de cidade, que a tornava livre do controlo feudal e lhe garantia autonomia municipal.

As faixas ondadas de azul, prata e verde representam a ligação ao mar e a todas as atividades de cariz marítimo.

A prata simboliza a humildade no servir e a riqueza da sua entrega total.