Praias
Praia do Molhe
Esta praia tem uma extensão de 168 metros e é galardoada com a Bandeira Azul. Embelezada pela Pérgola da Foz, que funciona como um miradouro privilegiado para o mar, a Praia do Molhe dispõe de uma escadaria deslumbrante que prende a atenção dos veraneantes, assim como bares e esplanadas que são ponto de paragem para quem lá está.
Praia do Homem do Leme
De tipo rochoso e com 374 metros de areal, a zona balnear do Homem do Leme possui o galardão Bandeira Azul, "Praia Acessível - Praia para Todos" e “Praia com Qualidade Ouro”. Esta praia é muito frequentada por famílias, dado que dispõe de dois parque infantis e, ainda, cumpre os requisitos relativos à acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, tais como as instalações sanitárias, as rampas de acesso e as condições de mobilidade na água, através de um veículo próprio - cadeira anfíbia.
Praia do Ourigo
Esta estância balnear é premiada com Bandeira Azul e “Praia com Qualidade Ouro”. No século XVI, os romeiros tinham o costume de recorrerem a esta praia para tomarem o banho santo que servia para afastar medos e curar maleitas. Adultos e crianças mergulhavam três vezes no mar de forma a celebrar São Bartolomeu. Ainda hoje se cumpre esta tradição com o cortejo de São Bartolomeu, durante o qual desfilam figurantes vestidos com trajes em papel. O cortejo termina nesta praia com um banho coletivo.
Praia do Carneiro
Com um extenso areal, a Praia do Carneiro possui o prémio Bandeira Azul e “Praia com Qualidade Ouro”. A origem do nome desta zona balnear remonta à época em que os pastores se instalaram próximo do litoral, onde o pasto para os rebanhos era abundante. Segundo a crença popular, um dos carneiros que pastava nas redondezas desta praia perdeu-se do seu rebanho, sendo que ficou eternizado em cima do Chalé Suíço (quiosque de estilo romântico localizado no Passeio Alegre).
Praia da Luz
A Praia da Luz possui o prémio Bandeira Azul e “Praia com Qualidade Ouro”. O seu areal é pequeno e situa-se no meio de maciços rochosos. O nome desta praia provém da proximidade com a Rua Senhora da Luz. Junto desta estância balnear, no Monte da Luz, foram construídos um farol e um forte, cuja vista vai da barra do Douro, estendendo-se até Espinho.
Praia das Pastoras
A zona balnear das Pastoras é delimitada pelo Molhe de Felgueiras e pelo Molhe Norte, cujas estruturas costeiras protegem os banhistas do vento e conferem condições únicas à praia. O nome desta praia remonta ao tempo em que as pastoras traziam os seus carneiros a pastar. A Praia do Pastoras possui o galardão Bandeira Azul e “Praia com Qualidade Ouro”.
Praia dos Ingleses
Com 86 metros de areal e alguns metros de extensão de areia fina, a Praia dos Ingleses é uma zona de declives suaves e detentora de Bandeira Azul. Muito frequentada por turistas, esta estância balnear disponibiliza aos seus banhistas agradáveis bares com esplanadas, de onde se pode desfrutar de uma vista para o mar e ainda para os afloramentos de vários tipos de rochas metamórficas que enfeitam a linha costeira desta praia.
Praia de Gondarém
É uma praia que se estende ao longo de 115 metros de uma delgada língua de areia. Antigamente, e durante anos, esta praia era conhecida como Praia da Conceição. Com um paredão de pedra que a maré alta encobria, esta zona balnear era, sobretudo, frequentada por crianças. O ritual de mudança da Praia da Conceição para a do Molhe simbolizava a passagem da infância à adolescência.